sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Cuidados na Gravidez

Oies, muito bom dia!
Os cuidados na gravidez é um assunto muito interessante, eu quando engravidei não me atentei muito e por isso resolvi fazer esse post.
Muitas gravinhas se preocupam muitooo com o corpo durante a gravidez e quero falar exatamente sobre isso, pois muitos acham que é exagero ou que a gravida tem que comer mesmo porque está comendo por dois enfim, e não é bem assim, pois só quem já engravidou sabe o que passamos depois pra tentar voltar, ou mesmo chegar perto do que realmente queremos.

Pra começar acho importante falar sobre o ácido fólico, que é um cuidado com o bebê e que já até falei em outro post, mas vale ressaltar, principalmente os que tem polivitamínicos e mineiras, porque também é importante para a saúde da mamãe durante toda a gestação e até mesmo após o nascimento do bebê. É ótimo para fortalecer as unhas, cabelos e deixa a pele linda, fora que ajuda preservar nossa imunidade, já que estamos carregando uma vidinha dentro de nós. Eu tomei o Laneli, mas existem muitas outras marcas e com certeza o médico Obstetra que te acompanha vai te indicar o que for melhor pra você.

Segunda coisa importantíssima é a alimentação, eu comi super bem, muita coisa saudável, mas pequei bastante também e muito pelo excesso. Pra terem uma noção até a última semana da minha gravidez eu engordei 25 kg, muita coisa eu sei, fora o inchaço, pois tive meu filho em dezembro. Então se querem uma opinião, não façam isso,rs, é difícil porque nosso paladar fica mais aguçado, não sei se perceberam, não só parece mas tudo fica mais gostoso sim. Porém gordura/fritura e refrigerante são extremamente desnecessários, não só na gravidez na minha opinião ok. A gordura e frituras em gerla na gestação da muita azia e o refrigerante da gases, são coisas que você pode cortar e ter uma gestação mais tranquila. Então uma dica, tome muita água, coma muita verdura escura e coma proteína, tenha uma alimentação balanceada. Procure um profissional especializado Nutricionista desde o início e ele irá te ajudar e muito nessa questão, fornecendo um cardápio adequado.

Terceiro cuidado importante é o protetor solar e o creme para prevenir estrias, que também pode ser indicado pelo seu médico Obstetra ou por um médico Dermatologista. O Anthelios da La Roche Posai é ótimo e é livre dos químicos que possam prejudicar o bebê, tem também o Minesol  da Roc que é ótimo e também livre desses químicos. Porém esses protetores não são tão baratos, se não quiser nenhum desses, procure por protetores que tenha proteção UVA e UVB e que sejam livres de químicos que fazem mal para o bebê. Mas não deixem de usar, pois muitas gestantes desenvolvem o Melasma durante a gestação (manchas escuras no rosto, nas mãos ou qualquer outra região exposta ao sol), por conta dos aumento de hormônios ok, tem que se cuidar.
Já os óleos e cremes para prevenir estrias, existem várias marcas e os preços variam bastante.
O mais conhecido é o óleo de amêndoas, porém muitas gravidas não passam por conta do cheiro. No meu caso eu não usei por conta das espinhas, com a pele oleosa eu acabei procurando outra saída, a dermato me indicou um creme que chama Luciara do laboratório Bayer, ele não tem perfume, é hipoalergênico, sem conservantes, e sem álcool, é excelente. Uma dica, passe todos os dias de manhã e a noite durante toda a gestação e depois também, até quando sentir que seu corpo já voltou ou próximo disso. Falo isso porque é melhor tentar prevenir antes do que correr atrás do prejuízo depois, eu confesso que várias vezes não passei por preguiça e hoje me arrependo um pouco, sei que muito dizem que é bobagem, que estria nasce do mesmo jeito se passar ou não, porém a gente pode ajudar, tentar não custa né, então.

Outro cuidado que não é obrigatório mas é legal e faz bem tanto pra mamãe quanto para o bebê é praticar algum exercício físico leve e de pouco impacto durante a gestação como caminhadas, hidroginástica, pilates, ioga. Peça orientação ao seu médico Obstetra e ele te indicará o que for melhor pra você e seu bebê.

E por último dos cuidados e que também não é obrigatório mas é muito bom, é a drenagem linfática, que é muito indicado durante a gestação, normalmente após o terceiro mês, pois além de fazer bem para o corpo, ajuda na eliminação de excesso de líquido principalmente nessa fase onde temos maior produção de hormônio e consequentemente a retenção hídrica. Porém existem contra-indicações ok, sempre consulte o médico Obstetra e também um Fisioterapeuta,pois não é recomendado a drenagem linfática para pessoas com gravidez de risco, que tenham hipertensão porém não é controlada, trombose venosa profunda, insuficiência renal e outras doenças do sistema linfático.

Bom meninas é isso, espero que tenham gostado e que eu possa ajudar vocês também!!!

Bjo apertado e até o próximo post!!!


Minha barriga nas últimas semanas de gravidez, foto tirada pela amiga e fotógrafa Suellen Nobrega!




Nenhum comentário:

Postar um comentário